Buscar
  • contatolabpcp

Colóquio Franco-Brasileiro Vida e Morte na Primeira Infância


“A morte no início da vida subverte a lógica da idealização da infância enquanto tempo de desenvolvimento e saúde. Para além da morte biológica, podemos pensar que o adoecimento nesse momento inicial requer dos profissionais e da família uma reorganização subjetiva que lhes permita ao mesmo tempo vivenciar as vicissitudes deste processo para construir os caminhos possíveis em direção à vida.” Nos dias 26 e 27 de outubro de 2018 ocorreu o Colóquio Franco-Brasileiro Vida e Morte na Primeira Infância, organizado pelos professores Silvia Abu-Jamra Zornig e Sylvain Missonier. O Colóquio trouxe palestrantes e professores renomados, franceses e brasileiros, para o auditório do RDC na PUC Rio e abordou temas referentes à violência, ao trauma, ao luto, a transmissão psíquica e as relações iniciais através de uma diversidade de perspectivas teórico-clínicas. O evento ainda contou com o lançamento do livro “Continuidade e descontinuidade no processo de subjetivação do bebê”, editora Escuta, com a participação das organizadoras do livro Silvia Abu-Jamra Zornig e Regina Orth de Aragão e dos palestrantes Sylvain Missonier e Alberto Konicheckis. O livro foi resultado do último congresso da ABEBE no Rio de Janeiro em 2015 e conta com diversos artigos de pesquisadores nacionais e internacionais.

Mesa de abertura do Colóquio Franco-Brasileiro Vida e Morte na Primeira Infância com os coordenadores Silvia Abu-Jamra Zornig e Sylvain Missonier e com Daniel Morgabi, coordenador do programa de pós graduação em Psicologia Clínica da PUC Rio.

Lançamento do livro “Continuidade e descontinuidade no processo de subjetivação do bebê”, editora Escuta com a participação das organizadoras do livro Silvia Abu-Jamra Zornig e Regina Orth e dos palestrantes Sylvain Missonier.

Colóquio Franco-Brasileiro Vida e Morte na Primeira Infância.

Organizadora do colóquio franco-brasileiro Silvia Abu-Jamra Zornig junto as palestrantes Marie José-Soubieux, Marta Rezende Cardoso e Regina Orth de Aragão e parte da comissão organizadora do evento: Paloma, Livia e Fernanda.


24 visualizações

© 2017 LABPSI Todos os direitos reservados.

Entre em contato para mais informações

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09:00 - 18:00