SOBRE O LABORATÓRIO DE PESQUISA

ATIVIDADES

 

EIXOS  DE PESQUISA

 

Clinica dos primórdios e constituição psíquica - A ligação entre a metapsicologia das relações iniciais e as vicissitudes do processo de constituição psíquica são elementos essenciais desta reflexão, não apenas com o intuito de aprofundar o estudo sobre a clínica psicanalítica na infância mas também para desenvolver eixos conceituais sobre os sofrimentos narcísicos e a clínica não neurótica. A distinção entre o conceito de representação e os processos de simbolização primários permite relacionar as contribuições freudianas sobre o sujeito às teorias psicanalíticas que priorizam a dimensão intersubjetiva no processo de constituição psíquica.

 

Clinica da perinatalidade e da construção da parentalidade - O objetivo deste eixo de pesquisa é  investigar a relação entre o processo de transição para a paternidade e para a maternidade e a clínica da perinatalidade. Através do mapeamento de conceitos psicanalíticos fundamentais (narcisismo parental, preocupação materna primária, o lugar do pai na constituição do sujeito), pretendemos problematizar questões como: a noção de transparência psíquica no processo de construção da parentalidade, a questão da depressão pós-parto materna e paterna, o estabelecimento da preocupação materna primária na relação entre a mãe e múltiplos bebês decorrentes de reprodução assistida, entre outros tópicos de interesse. A relação entre o lugar do bebê (narcísico/virtual, objetal) durante a gravidez e após o nascimento serve de referência para a reflexão sobre os traumas precoces, a morte e o luto fetal.

 

Adolescência e clínica dos primórdios - O tema da adolescência  e sua relação com a clínica dos primórdios tem como referencial a noção de corporeidade, de um corpo relacional que apresenta uma narrativa não verbal. As escrituras corporais e principalmente a dimensão simbólica do ato e do  estatuto do “agir” na adolescência são analisados, não como descarga de um excesso pulsional, mas como uma narrativa endereçada ao outro.

ESTÁGIO EM CLÍNICA PSICANALÍTICA

Supervisão semanal do atendimento psicanalítico a adolescentes no Serviço de Psicologia Aplicada da PUC-Rio (graduandos).

EXTENSÃO

Curso de especialização em Psicologia Clínica com Crianças (próxima turma em 2018.1).

CONVÊNIOS INTERNACIONAIS

Convênio estabelecido com o Laboratório de Psicologia Clínica, Psicopatologia e Psicanálise da Universidade Paris-Descartes (Paris V), coordenado pelo professor e psicanalista Sylvain Missonier.

 

Convênio sobre Clínica da Parentalidade estabelecido com o professor e psicanalista Alberto Konicheckis, da Universidade Paris-Descartes (Paris V).

 

Pesquisa Internacional sobre Mediação, Arte, o Brincar e Criatividade estabelecida com o Centro de Pesquisa em Psicopatologia e Psicologia Clínica (CRPPC) coordenado pela professora e psicanalista Anne Brun, Université Lyon 2, Lyon, França.

© 2017 LABPSI Todos os direitos reservados.

Entre em contato para mais informações

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 09:00 - 18:00